top of page
Buscar

Como saber se o seu filho(a) está viciado em telas?

  • Foto do escritor: Marilia Queiroz
    Marilia Queiroz
  • 17 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Hoje em dia o mundo está sendo bombardeado por inúmeras informações e com a rotina insana do dia a dia fica cada vez mais difícil estabelecer um limite no uso de telas (ah! e com isso não estou falando só de crianças #ficaadica).

Alguns estudos demonstram uma correlação entre o uso de telas e um aumento significativo na agressividade. Sim, o comportamento agressivo da criança na escola, entre os amigos e até mesmo com os pais pode ter origem no vício em telas.

Se você ainda tem dúvidas se o seu filho é viciado, observe se ele prefere estar com os amigos ou no celular/ TV. Veja se ele deixou de achar interessante tudo aquilo que não está no universo das telas e se quando está com os amiguinhos, acabam jogando no celular ao invés de brincarem. Note se ele precisa do celular ou TV para se acalmar ou se distrair.

Se você deu “check” para a maioria destas afirmações, pode ser sim que ele(a) esteja viciado. Mas como resolver?

Primeiro de tudo é parar de usar o seu celular dentro de casa, e se você usa para o trabalho, determine um horário que você vai usar para responder mensagens e se ainda assim você não consegue estabelecer este tempo, talvez você também esteja enfrentando um vício.

Segunda coisa é sentar para brincar com o seu filho, mesmo que a princípio ele rejeite e que certamente o fará, pois os jogos eletrônicos são muito mais atrativos, mas insista e faça com que a brincadeira seja divertida, como um torneio de Uno.

Terceira coisa é fazer as refeições na mesa sem aparelhos eletrônicos. Sabe aquela conversa olho no olho? Querendo realmente saber como foi o dia dele e não uma pergunta retórica? É disso que eu estou falando.

Quarta e última coisa é fazer mais atividades ao ar livre, principalmente aos finais de semana. Mesmo que isso custe o seu tempo!

Com o uso abusivo de eletrônicos as crianças estão ficando menos interativas e mais agressivas, menos empáticas e mais individualistas, mais desatentas e menos dedicadas.

Mas lembre-se sempre! A criança tem aprendizagem por imitação e ela precisa ter um bom exemplo dentro de casa.

 

Referência:

Chahuan, R; Maseleno, A. Effects of Digital Technology on Mental Health of Children. Journal of Mental Health Issues and Behavior Vol : 02 , No. 05 , Aug-Sep 2022.

 
 
 

Comentarios


  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
Localização

Alameda Jaú, 72 - conjunto 143, Jardim Paulista

São Paulo-SP

bottom of page